Tipos de lentes
- Lentes convergentes ou de bordos delgados-possuem bordos delgados e têm maior espessura no centro,fazendo convergir os raios de luz paralelos ao eixo principal para um ponto único:o foco principal(real).
- Lentes divergentes ou de bordos largos-possuem bordos mais espessos do que o centro,fazendo divergir os raios de luz paralelos ao eixo principal,de modo que o prolongamento dos raios refractados para trás da lente se encontram num ponto:o foco principal(virtual).
Convergente-as imagens são reais,invertidas e menores do que o objecto.
Convergente-as imagens são reais,invertidas e maiores do que o objecto.
Convergente-as imagens são virtuais,direitas e maiores do que o objecto.
Divergente-as imagens são virtuais,direitas e menores do que o objecto.
Porque razão algumas pessoas usam óculos?
O olho encontra-se situado numa cavidade óssea-órbita.Possui uma forma aproximadamente esférica,cujo interior se encontra cheio de dois tipos de fluidos:humor aquoso e humor vítreo.
O globo ocular está revestido por duas membranas protectoras:a esclerótica,de aspecto branco,opaco e duro,que está localizada na parte interna do olho,e a córnea,de aspecto transparente,que se encontra situada na parede externa do olho.
A íris é uma membrana que se situa na parte mais externa do olho,e a sua cor varia de pessoa para pessoa.É constituída por um anel de músculos que controlam a abertura da pupila.
A pupila é uma abertura circular que se localiza atrás da córnea e que se apresenta negra.Logo atrás da pupila encontra-se o cristalino,que permite focar os objectos.
A retina é uma membrana que se localiza na parte interna do globo ocular.É na retina que se situam as células sensíveis á luz,que actuam como película onde se formam as imagens.Esta membrana encontra-se ligada ao nervo óptico,que,por sua vez,comunica com o cérebro.
Os nossos olhos reflectem a luz vísivel,por isso vemos os objectos.
Formação das imagens
A quantidade de luz que pode atravessar a córnea é controlada pela pupila,esta abre-se quando há menos luz e fecha-se quando há muita luz.
A luz que atravessa a córnea é focada pelo cristalino,que funciona como lente.As imagens são formadas na retina.A imagem que se obtém é invertida e menor do que o objecto.
Figura 1-Constituição do olho humano
|
Sem comentários:
Enviar um comentário