sábado, 8 de junho de 2013

Para que servem as lentes?

Lentes-são corpos transparentes,geralmente de vidro ou de plástico tratado,limitados por uma ou duas superfícies curvas.Sendo um meio óptico diferente do ar,ao passar do ar para a lente,a luz sofre refracção, e volta a sofrer refracção quando passa da lente para o ar.

Tipos de lentes

  • Lentes convergentes ou de bordos delgados-possuem bordos delgados e têm maior espessura no centro,fazendo convergir os raios de luz paralelos ao eixo principal para um ponto único:o foco principal(real).
  • Lentes divergentes ou de bordos largos-possuem bordos mais espessos do que o centro,fazendo divergir os raios de luz paralelos ao eixo principal,de modo que o prolongamento dos raios refractados para trás da lente se encontram num ponto:o foco principal(virtual).
Características das imagens obtidas com lentes convergentes e divergentes

Convergente-as imagens são reais,invertidas e menores do que o objecto.
Convergente-as imagens são reais,invertidas e maiores do que o objecto.
Convergente-as imagens são virtuais,direitas e maiores do que o objecto.
Divergente-as imagens são virtuais,direitas e menores do que o objecto.

Porque razão algumas pessoas usam óculos?

O olho encontra-se situado numa cavidade óssea-órbita.Possui uma forma aproximadamente esférica,cujo interior se encontra cheio de dois tipos de fluidos:humor aquoso e humor vítreo.

O globo ocular está revestido por duas membranas protectoras:a esclerótica,de aspecto branco,opaco e duro,que está localizada na parte interna do olho,e a córnea,de aspecto transparente,que se encontra situada na parede externa do olho.

A íris é uma membrana que se situa na parte mais externa do olho,e a sua cor varia de pessoa para pessoa.É constituída por um anel de músculos que controlam a abertura da pupila.

A pupila é uma abertura circular que se localiza atrás da córnea e que se apresenta negra.Logo atrás da pupila encontra-se o cristalino,que permite focar os objectos.

A retina é uma membrana que se localiza na parte interna do globo ocular.É na retina que se situam as células sensíveis á luz,que actuam como película onde se formam as imagens.Esta membrana encontra-se ligada ao nervo óptico,que,por sua vez,comunica com o cérebro.
Os nossos olhos reflectem a luz vísivel,por isso vemos os objectos.
Formação das imagens

A quantidade de luz que pode atravessar a córnea é controlada pela pupila,esta abre-se quando há menos luz e fecha-se quando há muita luz.

A luz que atravessa a córnea é focada pelo cristalino,que funciona como lente.As imagens são formadas na retina.A imagem que se obtém é invertida e menor do que o objecto.

Figura 1-Constituição do olho humano





Sem comentários:

Enviar um comentário